Carregando..

Como combinar cores na decoração?

Arquitetura Consultoria Interiores Residencial

Uma das características marcantes dos projetos do nosso escritório é o uso das cores. Muitos dos nossos clientes, inclusive, chegam até nós por se identificarem com a maneira com a qual fugimos de paletas óbvias e apostamos em combinações surpreendentes. Então, é claro, não poderia faltar um post aqui no blog sobre o tema. Hoje, vamos compartilhar com vocês algumas dicas ótimas para o uso das cores no décor. Vamos conferir?

CORES COMPLEMENTARES: Algumas tonalidades podem, à primeira vista, parecerem totalmente sem conexão. Mas é no contraste que mora a beleza. O roxo e o amarelo são exemplos de opostos complementares que ficam muito bem quando se encontram.

CORES ANÁLOGAS: Se você não quer ser radical a ponto de apostar na combinação de cores complementares, que tal investir nas análogas? Elas não criam tanto contraste e resultam em ambientes harmoniosos. É o caso do verde e do amarelo que usamos nesta cozinha (e, sim, cozinha também é ambiente para ser colorido!).

DICA BÔNUS: QUER SABER QUAIS CORES SÃO COMPLEMENTARES E QUAIS SÃO ANÁLOGAS? BUSQUE POR “CÍRCULO CROMÁTICO” NO GOOGLE E ENCONTRE UMA IMAGEM QUE IRÁ TE AJUDAR MUITO.

LUZ: Já aconteceu de você escolher uma tinta de parede pelo mostruário e na sua casa ela parecer bem diferente? Isso pode ter a ver com a luz. O tipo de lâmpada que você usa pode fazer a cor parecer mais quente ou mais fria. Além disso, a entrada de luz natural deixa a cor mais viva. Sendo assim, é importante analisar qual será a incidência de luz na hora de colorir uma parede.

SENSAÇÕES: As cores tem o poder de mexer com nossas emoções. Devido a isso, é importante ter cuidado na hora de escolher a paleta de cada ambiente. Um quarto com forte presença de vermelho, por exemplo, pode se tornar um ambiente agitado, o que pode não ser legal. Já o azul é relaxante e muito bem vindo em espaços de descanso.

DICA BÔNUS: VALE PINTAR O TETO? CLARO! E ESTA É UMA MANEIRA MUITO OUSADA DE TRAZER COLORIDO PARA O AMBIENTE. SÓ TOME CUIDADO. UMA COR MUITO ESCURA NUM AMBIENTE COM PÉ DIREITO BAIXO PODE CAUSAR A SENSAÇÃO DE O ESPAÇO SER AINDA MENOR, MAS SE ESTA FOR A SUA INTENÇÃO ENTÃO ESTARÁ TUDO CERTO!!

GOSTO PESSOAL: Por último mas mais importante, aposte sempre nas cores de sua preferência. É importante que você sinta-se bem em relação às cores que te cercam. Se você acha sua cor preferida forte demais para pintar paredes, exemplo, você pode inseri-la pontualmente por meio de adornos, quadros ou móveis maiores.

Gostou das dicas mas ainda fica inseguro na hora de combinar as cores para a sua casa? Entre em CONTATO conosco e conheça nosso serviço de consultoria residencial.