Carregando..

O que não pode faltar em projetos de auditórios

Arquitetura Comercial Corporativo

Espaços culturais, empresas, organizações, edifícios comerciais, escolas, faculdades, hospitais, hotéis: diversos são aqueles ambientes que necessitam disponibilizar ao seu público um auditório confortável e eficiente. Mas para atingir a combinação absoluta entre o bem-estar dos usuários e a funcionalidade do espaço, é preciso desenvolver um projeto arquitetônico e acústico metódico e perfeitamente ajustado às demandas desse tipo de estrutura.

Aqui no nosso escritório, já desenvolvemos alguns auditórios. Cada um com sua demanda específica. Mas todos equipados e preparados para oferecer excelência no momento da realização de palestras, conferências e workshops.

Uma experiência acústica perfeita é, certamente, a principal demanda para este tipo de projeto. Sendo assim, um elemento de fundamental importância são os painéis difusores de som.

Como os auditórios costumam ter uma aparência parecida, aqui no escritório optamos por desenvolver painéis difusores exclusivamente desenhados por nós, a fim de trazer identidade para a ambientação. Foi o caso deste auditório que fizemos para um prédio comercial da MIP Edificações.

Neste outro auditório, que faz parte do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, aproveitamos a necessidade para criar um painel difusor feito de garrafas, remetendo totalmente ao papel social do CMRR. O projeto, inclusive, nos rendeu o prêmio La Farge Gypsum.

Outro elemento fundamental para a manutenção do conforto acústico é o piso , que deve ser especificado adequadamente. A especificação envolve um estudo considerando todos os outros materiais envolvidos no auditório como tecidos, mobiliários, forro, revestimentos de parede.

Não por um acaso, propusemos o uso de carpete até para esta sala de apresentações de uma clínica. Embora seja um espaço menor, também funciona como um auditório e, portanto, também precisa de um cuidado nas especificações.

Em todos os casos também é importante a inserção de ar condicionado, para a manutenção de uma climatização agradável, e para que o isolamento acústico funcione bem. O projeto luminotécnico também deve ser bem detalhado, de modo que possa criar várias cenas distintas, para diferentes tipos de apresentação. E, claro, a cereja do bolo são os assentos. As pessoas precisam estar bem acomodadas e confortáveis, a fim de conseguirem se concentrar para qualquer atividade que acompanhem dentro de um auditório.

Se o seu negócio também requer demandas bem específicas, entre em CONTATO conosco. O papel da arquitetura é justamente este: pensar em todos os detalhes para melhor atender seu público e fazer tudo isso se concretizar em ambientes funcionais e esteticamente cativantes.